COXAnautas - Coritiba Eternamente

12/06, 12h38 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

De onde tirar motivação?

Minha última coluna por aqui foi há mais de trinta dias. E não tenho escrito, não por falta de assunto, mas talvez pela desmotivação de falar sempre sobre o mesmo assunto: a mediocridade do Coritiba dentro de campo.

Ontem, por compromissos pessoais, não tive o desprazer de ver mais uma apresentação pífia dos comandados de Eduardo Baptista, o qual ainda estou esperando fazer o time jogar bola dentro de campo, e não apenas discursos evasivos fora dele. Mas se não posso analisar com precisão a partida de ontem, o que vi nos jogos contra Sampaio Corrêa, Atlético/GO, Criciúma, Oeste, Brasil de Pelotas, Boa Esporte, Vila Nova, Londrina, CRB e Avaí me trazem fundamentos suficientes para dizer que este é o pior Coritiba que já vi em meus 43 anos de idade.

Alguns poucos, disseminados pelas redes sociais, "criticam as críticas" dizendo que o time está no G4. "Ora" Senhores, estar no G4 é o mínimo que o time de maior orçamento da Série B pode fazer ao enfrentar adversários tão pobres, tanto financeiramente quanto tecnicamente.

A diferença de valores de cotas televisivas do Coritiba para 18 clubes da Série B, com exceção do Goiás que recebe 9 milhões a menos, é de 29 milhões de reais. Isso mesmo, o time Alviverde recebe quase seis vezes mais que a maioria absoluta de seus concorrentes, e nem assim consegue montar um time capaz de vencer jogos sem passar sufoco, ou mesmo conseguir vencer adversários fracos longe do Couto Pereira.

E não cabe aqui dizer que a grande parte do orçamento para o futebol está sendo utilizada para quitar débitos anteriores é o fator preponderante para este fraco desempenho na Série B, pois os demais times também tem dívidas e alguns ainda convivem com salários atrasados. Ou seja, mesmo com parte do orçamento do futebol comprometido, o Coritiba tinha obrigação de estar apresentando melhores resultados.

Dois fatores contribuem ainda mais para fundamentar a cobrança em relação ao time que foi montado.

Um deles é que nos cinco jogos fora de casa que o Coritiba disputou, considerando que o primeiro contra o Sampaio Corrêa foi com os portões fechados, o público foi de 8.757 pagantes, uma média de pouco mais de 1.757 pagantes por partida. Ou seja, nem a pressão exercida pela torcida adversária pode ser usada como desculpa para os maus resultados. Se contarmos então, que em alguns destes jogos tivemos a presença do torcedor Alviverde, a situação fica ainda pior.

E outro fator que pesa nesta balança é o fato do time com o maior orçamento da Série B ter também a pior campanha como visitante, com 3 empates e 3 derrotas, gerando um aproveitamento de 16,66%. Muito baixo levando-se em conta a diferença orçamentária para outras equipes.

O fato do time estar sendo comandando pelo técnico Eduardo Baptista já há nove jogos, ainda estar colocando novos jogadores em campo (agora a base voltou a ser a salvação depois que os reforços pontuais não deram certo, mais uma vez) e estar apresentando rendimento pífio dentro de campo, prova que muita coisa precisa ser alterada no Coritiba, principalmente na maneira com que se está conduzindo o futebol do clube, para que o time possa dar ao seu torcedor a motivação necessária para que ele volte a frequentar o Couto Pereira em bom número.

Neste momento exigir que o torcedor abrace o clube é até legítimo e faz parte de uma ideologia de um futebol do passado, quando as coisas da bola eram tratadas com mais romantismo. O problema é que hoje em dia isso é cada vez mais raro, portanto se dentro de campo o Coritiba continuar tendo um time de legítimos pangarés, a torcida provavelmente se afastará cada vez mais. São poucos aqueles que realmente estão dispostos a encarar horários alternativos, dias frios e chuvosos para saírem irritados ou frustrados do estádio.

Se daqui em diante,nada for feito, e a diretoria continuar com sua egocêntrica opinião de que está no caminho certo na montagem do time, acabaremos o ano com 400 torcedores na última partida na Série B, contra o Fortaleza, em 24/11/2018.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "400 no ultimo jogo não nehhh
    mesmo com esse futebol de médio pra baixo...dá pra chegar entre os 4"

    Alex Ribeiro Suprano | 16/06, 20h09

  • "Então, concordo e ratifico as considerações e a conclusão do nobre colunista.
    'Se daqui em diante, nada for feito, e a diretoria continuar insistindo 'que está no caminho certo na montagem do time', será ao meu ver um desastre no final do campeonato, torço que se não subir pelo menos o clube não recaia."

    J. Mario | 13/06, 19h19

  • "Vai juntar 400 torcedores se fizerem promoção de ingressos!!"

    Amilton Cesar | 13/06, 18h52 | Móvel

  • "Não vai falar nada da negociação de Eduardo Batista com o bahia?"

    Luciano S. | 13/06, 15h14 | Móvel

    • "Assessoria dele confirmou que ele continua no Coritiba."

      Ricardo Honorio | 13/06, 16h54

  • Ver todos os comentários (56)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 26
Avaí 21
Figueirense 20
CSA 20
Coritiba 18
São Bento 17
Vila Nova 16
Paysandu 16
Guarani 15
10º Juventude 15
11º Sampaio Corrêa 14
12º Ponte Preta 14
13º Atlético-GO 13
14º Londrina 12
15º Oeste 12
16º Goiás 11
17º CRB 11
18º Brasil de Pelotas 10
19º Criciúma 9
20º Boa Esporte 6

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jair Kluska 88 pts.
Lucas G. 85 pts.
Walter Carvalho 81 pts.
Antonio Alvaredo Filho 81 pts.
Cristian C. 81 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 81 pts.
Fernando Taschetto 80 pts.
William Richard R. 79 pts.
Rosemeire V. 78 pts.
10º Ademir Carlos p. 78 pts.
11º JORGE H. 78 pts.
12º Aramis Vieira 77 pts.
13º Luci M. 77 pts.
14º Claudio S. 77 pts.
15º v. j. cruchelski 76 pts.
16º Johney S. 76 pts.
17º Alysson Delalibera 76 pts.
Raphael Kussumoto 76 pts.
M. Castilho 76 pts.
20º j. miranda 74 pts.
Edison S. C. 74 pts.
Clairton Cleto 74 pts.
Luiz Alberto Bulgarelli Girão 74 pts.
24º Ricardo L. 73 pts.
25º Marcelo G. 73 pts.
26º Roberto L. F. Pereira 73 pts.
27º Rui Valente 73 pts.
28º Marlon Marlon 72 pts.
29º Hedy G. 72 pts.
André Abreu Dittrich 72 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias




Sócio melhor colocado hoje:
1º Leandro R.
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet