COXAnautas - Coritiba Eternamente

14/04, 22h07 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Apatia x indignação

A derrota do Coritiba para o modestíssimo Sampaio Côrrea não foi decepcionante para quem acompanha o time há algum tempo. Foi somente a crônica de uma morte anunciada como na novela de Gabriel Garcia Marques.

De tudo o que o Coritiba mostrou neste ano, desde os gabinetes até o campo, não seria de esperar um bom resultado em razão de possuirmos um time tecnicamente limitadíssimo.

Acho que o que ninguém esperava a apatia, modorra, marasmo, desânimo, preguiça, indolência, impassibilidade e letargia que tomaram conta da equipe. Em se tratando de elenco modesto, com pouca técnica, era de se esperar que pelo menos vontade e disposição para buscar a vitória houvesse, ainda mais considerando que a maioria é jovem e precisa se afirmar (o que não é o caso do João Paulo, que já se afirmou como um bonde).

Mas amigos, o que esperar de um time cujo presidente é apático, de cujos vice-presidentes nem se houve falar, e é comandado(?) em campo por um técnico que merece todos os sinônimos de apatia que desfilei antes e que fica passivo na beira do campo? Já nem falo da sua manifesta desqualificação e carência de fundamento para ser técnico.

Em 18 de dezembro último, logo após eleita a atual diretoria, e quando o presidente Namur ainda estava nas redes sociais e recebia minhas colunas, escrevi “Contrate homens, presidente!”, ocasião em que disse: “Contrate jogadores bons tecnicamente, mas homens com caráter e que venham a gostar de jogar no Coritiba ou aprender a tal. Para os quais não seja o Coritiba, como tem sido, um clube para servir como passagem para outros ou para encerrar a carreira”.

E não foi feita nenhuma e nem outra coisa. Contrataram jogadores sem técnica e, pelo que se viu hoje, sem hombridade, que aceitam a derrota para um time inexpressivo com a maior naturalidade e insensibilidade. Não estou entre aqueles que entendem que raça e superação por si só resolvem jogos, pois sem a mínima técnica não há vontade que se imponha. Mas compor um time com jogadores sem a mínima técnica aliada à apatia e indiferença é demais.

Pois se usei sinônimos para apontar a apatia do time, agora uso um antônimo para o sentimento da torcida, qual seja o de indignação. Estamos sendo feridos e sangrados aos poucos, mas as direções que se sucedem no nosso clube de fracasso em fracasso aos poucos vão afastando os torcedores, a razão de ser do clube e aumentando a cada dia o fundo do poço em que há tempo nos encontramos.

Talvez esteja na hora de transformar o sentimento de indignação em revolta, não no sentido de agir de modo impróprio ou violento, mas visando a uma modificação radical e uma verdadeira revolução no clube. Temos compromisso formal com a aceitação do resultado das eleições, mas não temos compromisso com o erro. Incontáveis governos formalmente legítimos foram derrubados por não atenderem aos anseios da sociedade, o que faz com que percam a legitimidade que nessas condições é meramente figurativa. Se a jovem e inexperiente direção do clube não fizer rapidamente uma autocrítica e radical correção de rumos, não restará aos torcedores e associados outra atitude que não a de um analógico impeachment.

Não gostaria de falar de modo tão contundente assim, mas sou coritibano desde que me conheço por gente, ou seja, há quase sessenta anos, e não estou aguentando mais tanto sofrimento. Hoje um amigo – se ele quiser irá revelar o nome nos comentários – mandou-me mensagem dizendo que vai cancelar o pagamento as duas cadeiras perpétuas que possui até que as coisas mudem. Não se diga que ele é mau torcedor, jamais. É também um torcedor da minha geração que sempre foi de fé e apoiou o clube, mas está cansado de tantas desilusões. É este o caminho que a direção está apontando para os torcedores e associados.

Debate

  • "O Samir garganteou antes de ser eleito que era o melhor de todos porque conhecia o que estava acontecendo com o clube. Ai assume e toma um susto porque não sabia que ficaram 20 M pra trás... oh inocência. Ai os praticamente 60% dos que não votaram nele começam a pressionar desde o início e são taxados de mal perdedores porque não esqueceram a eleição. Mas qualquer um via desde o início que não daria certo. A frase de um cunhado meu, poodle, depois da final "... cara aqueles laterais do coxa não jogam nem na nossa pelada de segunda-feira...", e é verdade.
    Mas ai, pegam o Kleber, que já estava com vontade de ir embora, passou 3 meses machucado e fazem o que? Colocam pra jogar a final, e ainda a culpa é do Kleber... rs, quando escalaram ele pra final já tinha que ter caido treinador, diretor de futebol e DM, quanta inocência da nossa torcida também, mas vamos lá, a culpa é do Kleber.
    Falta de vontade do time inteiro, ninguém divide uma bola, Kleber perdido em campo e coloca-se quem, Alecsandro, de centroavante... não de meia armador... a vá... e queriam que desse certo, na boa somos feitos de palhaços por essa turma desde 2008.

    Projeto Vencer, Coxa Maior, Coritiba do Futuro e essa tal ala jovem que se rebela contra tudo e apoia esses caras ai.

    Estamos mal e merecemos isso."

    José Dalgut Junior | 16/04, 14h28

    • "Só discordo a última frase sua, permita me corrigir:

      Estamos mal e NÃO merecemos isso."

      Cristian N. | 16/04, 15h15

  • "37 jogos este ano sendo 19 em casa.
    Disputamos 111 pontos e temos que ganhar pelo menos 63..ou seja 19 jogos e alguns empates.
    A verdade é a seguinte:- Para atingirmos estes números temos que ter investimento.
    1- Contratar pelo menos 06 jogadores de serie A. (meias/laterais e atacantes), esquecer planejamento e se precisar penhorar tudo que pode até o Couto se ainda estiver disponível.
    FATO É O SEGUINTE:- SE NÃO SUBIRMOS ESTE ANO...DEFINITIVAMENTE SERA UMA CATÁSTROFE.""

    eduardo duarte | 16/04, 10h51

  • "Na Séria A, a poodaiada estreou goleando; na B, o Tubarão estreou vencendo; na C, até o Fantasmo ganho na estréia!

    PQP que o Selesamir é o único paranaense que levou bucha..."

    Everton S. | 15/04, 22h10

  • "O problema não é a juventude do Samir, mas sim a total falta de experiência dele. Conheço várias pessoas de sucesso nesta mesma faixa etária. Mas ele já fez o que?? Qual sua experiência como gestor e administrador? Qual seu histórico profissional? É simplesmente NULO! É uma aberração este cidadão presidir o Coritiba."

    Nilton M. | 15/04, 21h58 | Móvel

    • "Falou tudo!"

      Rafael R. | 16/04, 08h56

  • Ver todos os comentários (46)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Felipe Rauen

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 29
CSA 28
Vila Nova 27
Avaí 26
Atlético-GO 26
Figueirense 25
Ponte Preta 24
Guarani 23
Coritiba 23
10º Goiás 21
11º Oeste 21
12º CRB 18
13º Juventude 18
14º Paysandu 17
15º Londrina 17
16º São Bento 17
17º Sampaio Corrêa 16
18º Brasil de Pelotas 15
19º Criciúma 13
20º Boa Esporte 7

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jair Kluska 109 pts.
Lucas G. 108 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 108 pts.
Walter Carvalho 106 pts.
Cristian C. 104 pts.
Fernando Taschetto 103 pts.
Ademir Carlos p. 103 pts.
Johney S. 103 pts.
JORGE H. 102 pts.
10º William Richard R. 101 pts.
11º Marlon Marlon 100 pts.
12º L. Freitas 99 pts.
13º Edison S. C. 99 pts.
14º André Abreu Dittrich 99 pts.
15º Ricardo L. 98 pts.
16º Antonio Alvaredo Filho 98 pts.
17º Jackson M. Jeranoski 98 pts.
M. Castilho 98 pts.
19º Claudio S. 97 pts.
20º Rodrigo Oliveira 96 pts.
21º Johnny Johnny 95 pts.
22º j. miranda 95 pts.
23º Aramis Vieira 95 pts.
Ricardo Honorio 95 pts.
v. j. cruchelski 95 pts.
26º Roberto L. F. Pereira 95 pts.
27º Rui Valente 95 pts.
28º Clairton Cleto 94 pts.
Hedy G. 94 pts.
30º Alysson Delalibera 94 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

TV COXAnautas

3 Pontos pra conta!

Coritiba segue na série B, entrando mais uma vez no G4.

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet